21 de fevereiro de 2009

Isabel Revelles aconselha - 9º B

Mais não Papá
de Maria Landon

Mais não Papá relata uma história verídica de uma criança, vítima de maus tratos e de abusos sexuais, pelo próprio pai, que mais tarde a obrigou a prostituir-se, para sustentar os seus vícios do álcool. É um livro chocante, mas ao mesmo tempo bem interessante, por nos fazer pensar em problemas verídicos.

20 de fevereiro de 2009

Joana Rita aconselha - 9ºA

A Lua de Joana
de Maria Teresa Maia Gonzalez

Mais uma leitora de A Lua de Joana. Depois da Isabel do 9ºB é a vez da Joana Rita do 9ºA:
"O livro “A Lua de Joana”, é um livro que transmite muitos sentimentos, principalmente o sofrimento, pois mostra que a adolescência é uma fase bastante difícil.
Eu adorei ler este livro, porque é um livro que me mostrou como as pessoas podem tornar-se iguais umas às outras, sem se aperceberem disso.
A Joana tinha acabado de suportar uma perda enorme, a sua melhor amiga, a Marta que morreu por overdose. A Joana sofreu muito, acabando por cair, também ela, no Mundo da droga. Mas a Joana vai ter muitas peripécias, ao longo deste livro, porque a Joana tem um pai que é médico e que nunca passa tempo nenhum em casa. A sua avó, que era a única que lhe dava importância, também acabaria por morrer. Uma paixão pelo irmão da Marta, o Diogo, que também começou no Mundo das drogas e muitos mais outros momentos que a Joana passa, absorvem o leitor jovem adolescente.
Sinceramente, eu adorei este livro, por me ter envolvido em muitos sentimentos, demonstrando que as pessoas se podem tornar em pessoas completamente diferentes, o oposto de si mesmas."
Joana Rita, 9ºB

João Paulo aconselha - 9º B

A criança que não queria falar
de Torey Hayden

“Era um criança de seis anos. Insociável, violenta, perdida num mundo de raiva e sofrimento… até encontrar uma jovem e brilhante professora.”

Este livro conta-nos uma história verídica. Torey Hayden é uma professora que ensina crianças com dificuldades mentais e emocionais. Sheila é uma menina de seis anos, sua aluna, que foi abandonada pela mãe. Sheila vivia com o pai e conhecia apenas o mundo onde era maltratada e abusada.
Sheila dá entrada na sala de Torey, de modo temporário, ou seja, até o hospital psiquiátrico ter vaga para ela, pois Sheila em Novembro tinha raptado um rapazinho de 3 anos, atara-o a uma árvore e pegara-lhe fogo e, desde ai, os pais e professores não a queriam junta com as outras crianças. Inicialmente a relacionamento com Sheila foi muito difícil, mas com muita paciência Torey conseguiu ajudar Sheila. Quando chegou o época de férias do Verão, Sheila queria continuar com Torey.

João Paulo, 9ºB

18 de fevereiro de 2009

A nossa sugestão

O Velho e o Mar
de Ernest Hemingway

O Velho e o Mar é considerado um clássico puro da Literatura Universal, onde nos é contada a história de um velho pesacador que, consciente do percurso trágico do homem na terra e sentindo na pele o peso do envelhecimento, não desiste de viver e de lutar com todas as suas forças, mostrando que "Um homem pode ser destruído , mas não derrotado".

Esta é também a história de amizade entre o velho pescador Santiago e uma criança que cedo se torna adulta, devido à sua situação sócio-económica. Uma criança de um tempo em que os valores da amizade e o respeito pelos mais velhos ainda não tinham sido destronados pelo culto da imagem e pelo dinheiro.