10 de fevereiro de 2009

Rui aconselha - 9ºA

Feras e Heróis –Ferno, o Dragão de Fogo
de Adam Blade

Neste livro, um feiticeiro malvado, o Malvel, lançou um feitiço a todas as feras mágicas que protegem o reino de Avantia. Para pôr fim ao feitiço, é preciso alguém muito corajoso, que terá de evitar essa desgraça. Tom, com ajuda do seu cavalo Trovão e da sua amiga Elenna e com o seu lobo Cinza, lutará contra todas as forças do mal para quebrar o feitiço. Será que estarão à altura da sua missão?

8 de fevereiro de 2009

As leituras da Ana Luísa - 9ºB

A Poesia de Fernando Pessoa

“Qualquer música, ah, qualquer
Logo que me tire da alma
Esta incerteza que quer
Qualquer impossível calma!”

Não podemos caracterizar ou resumir a poesia de Pessoa. Podemos apenas dizer que ele é um génio, um homem mágico, único. Sempre gostei de poesia e para começar a ler Pessoa foi um pouco mais difícil do que esperava, pois para uma pessoa da minha idade é um pouco complicado de compreender. Costumo ler obras de outros poetas, mas nenhum se pode comparar à beleza que é Pessoa.
Ana Luísa

Ana Luísa aconselha - 9ºB

O Portão do Corvo, de Anthony Horowitz

Matt Freeman é um adolescente órfão de pai e mãe, que anda sempre metido em sarilhos e um dia é apanhado pela polícia durante um assalto e enviado para Yorkshire, ao abrigo de um programa governamental de recuperação de jovens delinquentes - LEAA. Desde o primeiro momento, Matt sente que algo muito estranho envolve a sua nova tutora e toda a aldeia onde vivem. Ela obriga-o a fazer trabalhos pesados e a ficar sempre na quinta, nunca podia sair.
Entretanto, o jovem rapaz descobre a existência de Os Velhos, forças do mal tão antigas como a própria Humanidade, que pretendem destruí-la. E só Matt os pode impedir... É o preço por ser diferente... e por ter o poder dos guardiães.Ninguém o quer ajudar, ninguém acredita nele e quem o faz acaba por morrer.
Este é um livro fantástico, pois envolve Magia e Paranormal com o Mundo de hoje em dia, que nos transporta ao mesmo tempo para épocas como a Pré-história. É um livro em constante cepticismo, para o qual apenas nas últimas páginas serão encontradas as respostas.

Ana Luísa aconselha - 9ºB

A Caixa em Forma de Coração
de Joe Hill

“Judas Coyne colecciona o macabro: um livro de receitas para canibais… uma corda usada num enforcamento… um filme snuff. Uma lenda do death metal de meia-idade, o seu gosto pelo bizarro é tão conhecido entre a sua legião de fãs como os excessos da sua juventude. Mas nada do que ele possui é tão inverosímil ou tão medonho como a sua última descoberta…
Um artigo à venda na Internet, uma coisa tão estranha que Jude não consegue resistir a pegar na carteira. “Vendo” o fantasma do meu padrasto a quem fizer a licitação mais alta. Por mil dólares, Jude tornar-se-á o orgulhoso dono do fato de um homem morto que se diz estar assombrado por um espírito inquieto. Ele não tem medo. Passara a vida a lidar com fantasmas – o fantasma de um pai violento, o fantasma das amantes que abandonara sem compaixão, o fantasma dos companheiros de banda que traíra. Que importância teria mais um? Mas o que a transportadora entrega à sua porta numa caixa preta em forma de coração não é um fantasma imaginário ou metafórico, não é um benigno motivo de conversa. É real.”

Para quem aprecia terror, este sim é um dos melhores livros para alimentar esse interesse. Um romance arrojado, repleto de fugas e confrontos com o fantasma do homem morto que leva Jude a travar batalhas interiores com os fantasmas do seu passado.

Carlos Medinas aconselha - 9ºA

Um Lugar Mágico
de Susanna Tamaro

Este livro conta-nos a história de um rapaz chamado Rick que vivia no bosque da Vista Alegre. Este bosque era o Círculo Mágico, um sítio fantástico, onde todos os animais entendiam todas as linguagens do mundo e onde podiam viver sem se desentenderem, um sítio onde já ninguém tencionava entrar, devido ao desaparecimento de pessoas no bosque. Rick vivia com uma loba que o tinha encontrado no caixote do lixo no Parque e, desde aí, sempre tomou conta dele. Rick conhecia um animal muito especial no Círculo Mágico, tinha sido o primeiro habitante e chamava-se Úrsula. Úrsula, era uma chimpanzé que contava histórias magníficas da sua vida. E, certo dia, também lhe contou como se tinha formado o Círculo Mágico. Estes animais viviam muito felizes ali, até ao dia em que começaram a aparecer notícias nos jornais sobre os desaparecimentos ocorridos na floresta do Parque. As pessoas começaram a comentar o assunto e decidiram destruir todo aquele lugar, sem se preocuparem com os seus habitantes. Felizmente Rick conseguiu fugir daquela destruição que provocou a morte de alguns animais. Será que Rick ficou bem? Para onde iria? O que acontecera de seguida? Estas são algumas perguntas, que ficam no ar. Gostei imenso de ler este livro. Acho que é um bom livro, pois demonstra coisas fantásticas do mundo imaginário e que nos ajudam a reflectir sobre a realidade. Por isso, toca a ler, pois ler faz uma pessoa crescer.
Carlos M.