15 de janeiro de 2009

Isabel Revelles aconselha - 9º B

Crepúsculo
Luz e Escuridão

de Stephenie Meyer

Crepúsculo é uma literatura fantástica, contendo seres não humanos,vampiros, mas não sendo muito violento. No entanto, é um livro grande, mas para quem gosta deste género de livros, não custa rigorosamente nada, lamentando-se até quando o livro termina! Aconselho a lerem: a cada página que passa, torna-se mais interessante, sendo impossível deixar de ler.

Diário de Bordo: O nosso Nobel da Literatura

Lembrei-me de desafiar os meus queridos alunos a lerem Saramago. Há quem diga que ler Saramago é difícil. Não digo que não. Mas tudo aquilo que vamos conquistando e que melhora a qualidade da nossa vida é fácil? Claro que não. Assim, deixo aqui duas sugestões de obras de José Saramago, acessíveis aos jovens de 14 anos que não tenham receio de desafios:


Pequenas Memórias
e
A Viagem do Elefante
da editora Caminho

13 de janeiro de 2009

Diário de Bordo

Vieira da Silva, Biblioteca (1949)

Na pintura, o artista representa as coisas do mundo. E tudo pode ser representado na pintura, tal como nos livros. Do que havíamos de falar nos livros, na tela, na pedra, senão das coisas que fomos vivenciando e que criaram em nós o desejo de falar delas?

Como um grande poeta argentino escreveu, "o sabor da maçã não está na própria maçã - a maçã não se saboreia a si própria - nem na boca de quem a come. Requer um contacto entre as duas. O mesmo sucede a um livro ou a uma colecção de livros, a uma biblioteca"( Jorge Luís Borges). Escrevemos sobre o que conhecemos e lemos o que compreendemos. É o leitor que chega e dá cor às palavras, interpretando-as e recriando-as. É por isso que uma biblioteca pode tornar-se no espaço privilegiado de todas as viagens, onde o leitor tem acesso a todos os caminhos possíveis.