9 de abril de 2009

Morangos com Açucar - Corpo de Verão

de António Barreira, Elisabete Moreira, Pedro Lopes

Era o dia da final e ela simplesmente o ameaçou que ou ela ganharia o concurso ou contava a verdade sobre ele a toda a gente. Ele fez o que ela não estava à espera e contou em público que era gay, o que a deixou irada, porque havia perdido o que queria ganhar à viva força, chantageando os outros.

Catarina, 9ºA

8 de abril de 2009

Poesia - Mar Português

de Fernando Pessoa

O mar, a grande fonte de inspiração que une e também separa:

MAR PORTUGUÊS

Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!
Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.

7 de abril de 2009

O Rapaz do Pijama às Riscas

de John Boyne

Imagine o mundo dividido em dois, separado por uma rede de arame farpado. Imagine duas crianças de 9 anos, uma vestida como mandam as regras das boas famílias e a outra de pijama e gorro às riscas cinzentas, que todas as tardes se encontram secretamente, dando início a uma amizade indescritível, separadas pela distância do arame farpado, contra todas as regras impostas pela sociedade. Uma amizade que começa do nada, quando, do outro lado do arame farpado, num campo de concentração, Bruno vê surgir "ao longe um pontinho que se transformou numa pintinha, depois numa mancha e por fim num vulto que por sua vez se converteu num rapaz de pijama às riscas."
É a história de dois meninos que, como tantos outros, tiveram o azar de viver no tempo de Hitler. Uma história comovente, uma leitura inesquecível!