3 de abril de 2009

Poesia - Mar Português de Fernando Pessoa

Pioneiros na aventura marítima, os portugueses enfrentaram os perigos do mar e levaram a Língua Portuguesa aos quatro cantos do mundo.

Fernando Pessoa deixou-nos esse belíssimo poema "Mar Português" que nos recorda a coragem e o sofrimento que tivemos de viver, para que o mar fosse "nosso" e um brasileiro, Maurício Moreira, musicou-o de forma enternecedora:


Poesia - Fernando Pessoa (1888-1936)

Quando as crianças brincam
E eu as oiço brincar,
Qualque coisa em minha alma
Começa a se alegrar

E toda aquela infância
Que não tive me vem,
Numa onda de alegria
Que não foi de ninguém.
Se quem fui é enigma,
E quem serei visão,
Quem sou ao menos sinta
Isto no meu coração.

Poesia - Fernando Pessoa (1888-1936)

«Quanto mais diferente de mim alguém é, mais real me parece, porque menos depende da minha subjectividade»

Fernando Pessoa in "Livro do Desassossego"

Chamaram-lhe o poeta viajante e, no entanto, viajou muito pouco. Na infância, com cerca de 7 anos, fez a grande viagem física para ir ter com a sua mãe, à Àfrica do Sul, e regressou definitivamente aos 17 anos a Lisboa, onde viveu o resto da sua vida. Na África do Sul, teve a oportunidade de estudar num colégio britânico, onde aprendeu a língua inglesa e tomou contacto com os grandes escritores ingleses.

É hoje considerado um dos maiores poetas do mundo, cujas grandes viagens tiveram como espaço central as palavras com as quais vamos conquistando o mundo. A sua maneira de olhar o mundo levou-o a imaginar-se outros, mostrando que é no respeito pelo outro e pela sua diferença que começa toda a caminhada humana.

1 de abril de 2009

Poesia - Daniela, 9ºA

Os meus dias de rapariga
São diferentes dia para dia
Uns em grande fadiga
Outros com grande correria.

Quando acordo de manhã
Estou sempre ensonada
Como o meu croissant
E fico mais aliviada.

À segunda estou sempre aterrorizada
Porque sei que tenho matemática
Mas fico ainda mais assustada
Quando tenho de a pôr em prática.

Enfim…Eu sou assim
Uma rapariga normal como as outras
Que levam os seus dias sem fim.

Poesia - Elkye, 9ºB

Eu queria ser o sol
Que nos ilumina todos dias
O fogo
Que arde todas recordações
Tristes que vivemos
Sonho ser o ar, tão livre
Sonho ser o imenso céu
Azul.

31 de março de 2009

Diário de Bordo: leitura em espera

Irene Shery (1964, Ucrânia)
O bichinho da leitura ataca todo o leitor, a tal ponto de, em muitos casos, se tornar num leitor compulsivo, que já não troca um bom livro por quaisquer banalidades de revistas de jet set ou de conversas entre "batatas de sofá" (creio que ouvi a expressão a José Jorge Letria). Muito antes de ter acabado o livro que está a ler, o bom leitor já tem por perto o livro que vai ler a seguir, sob o risco de entrar numa crise de histero-neurastenia aguda, caso o final da leitura do livro que está a ler se aproxime e a escolha do livro seguinte ainda não esteja clara.

No cantinho superior esquerdo deste blog, leitura em espera destaca sempre um livro que penso ler nos próximos tempos e sobre o qual emitirei aqui uma opinião.

Isabel Revelles aconselha - 9º B

Uma escolha por amor
de Nicholas Sparks

Uma escolha por amor é um romance típico deste autor que mais uma vez me surpreende com uma belíssima história e com acontecimentos imprevistos. Este romance é dividido em duas partes e, em cada uma delas, Gabrielle e Travis têm de fazer escolhas difíceis para permanecerem juntos. É um livro comovente e com acontecimentos inesperados e difíceis até para o leitor.

30 de março de 2009

Daniela aconselha - 9º A

O Geniozinho
de Maria Teresa Maia Gonzalez

Este livro conta-nos uma história surpreendente, de um rapaz chamado Rodrigo que passava horas e horas a estudar. Tinha as melhores notas da turma e do colégio, era um aluno exemplar. Mas, ao longo da leitura do livro, descobrimos que ele muda por completo. Agora já faltava às aulas para se divertir com os amigos, o que significava um grande desgosto para a sua mãe. Em tempos sonhara ser médico ou algo assim, agora mudara completamente a sua opinião. Queria ser músico! Que mudança tão radical!

Eu gostei muito deste livro, porque representa uma história que acontece a muitos jovens de hoje em dia. Faz-nos abrir os olhos e seguirmos a profissão de que sempre sonhámos e não do que os nossos pais querem que sejamos.

Elkye aconselha . 9ºB

O Terceiro Homem
de Graham Greene

O Terceiro Homem é passado na Viena pós-Segunda Guerra Mundial. Holy Martins chega à cidade sem um centavo sequer, para visitar Harry Lime, seu amigo de longa data. Logo descobre que Harry morreu e em circunstâncias muito suspeitas. Em dúvida de que ele realmente tenha morrido num acidente de carro, parte em busca da verdade, interrogando os envolvidos. Enquanto se faz passar por um célebre escritor, ele dá início à sua própria investigação e busca respostas à pergunta: o que Harry fez para merecer a morte? Entretanto, envolve-se com Anna Schimdt, ex-namorada do falecido.
O Terceiro Homem mergulha-nos um pouco no mundo da espionagem e da Guerra Fria.

29 de março de 2009

Diário de Bordo: incentivo à leitura

Elkye aconselha . 9ºB

Marley e Eu
de John Grogan Marly
Falamos de John e Jenny, um jovem casal apaixonado que estava a começar uma vida a dois, sem grandes preocupações, até ao momento em que levaram para casa Marley, "um bola de pêlo amarelo em forma de cachorro", que rapidamente se transformou num labrador enorme e encorpado de 43 quilos. Era um cão como não havia outro nas redondezas: arrombava portas, sujava paredes, babava as visitas, comia roupa do vizinhos e abocanhava tudo a que pudesse. De nada lhe valera os tranquilizantes receitados pelo veterinário nem a "escola de boas maneiras", de onde, foi expulso. Mas, acima de tudo, Marley tinha um coração puro e a sua lealdade era incondicional. É um livro Imperdível.