18 de abril de 2009

Nunca me esqueças

De Leslie Pearse

Nunca me esqueças conta-nos uma história verídica, sobre uma mulher que é deportada para o outro lado do mundo e é sujeita a condições desumanas. Fala da sua coragem, determinação, ousadia e sobretudo da sua inteligência ao fugir da colónia num barco, com o seu marido, companheiros e com dois filhos ainda pequenos. Com muitos conflitos ao longo da viagem, Mary comandou e impôs a ordem no barco, ganhando o respeito dos homens. Quando chegaram ao destino, o seu marido, sob o efeito do álcool, contou a verdade e foram deportados para Londres e lá foram presos. Durante a viagem, o seu marido e a sua filha mais nova morreram e, mais tarde, o mais novo. Passado algum tempo, Mary foi libertada, com a ajuda de advogado que se apaixonou por ela, devido à sua grande coragem e ousadia e conseguiu libertá-la. Quando libertada, Mary reencontrou-se com a sua irmã Dolly e esta convenceu-a a voltar para casa e a enfrentar os pais que nada sabiam do sucedido. Mary voltou para a Cornualha, mas mais nada se sabe da sua vida após a sua saída de Londres.
Isabel R. 9ºA

17 de abril de 2009

Noite Rimada

de Almada Negreiros (1893-1970)

Pela serra ao luar
ia um menino sozinho
sem sono pra se deitar.
Ia o menino a pensar
Porque seria ele só
sem sono pra se deitar.

Ia o menino a pensar
que há tanto por pensar
e a cidade a descansar.
Ia o menino a pensar
porque seria ele só
sem sono pra se deitar.

Quem dorme sem ter pensado
deve ter sono emprestado
não é sono bem ganhado.

Ia o menino a pensar
como poder arranjar
muita força pra pensar.

Ia o menino a arranjar
muita força pra pensar
o próprio sonho ganhar.

15 de abril de 2009

Diário de Bordo: outras formas de ler

Em busca de água...fao/photos/2008
Quando obter água pura se torna num verdadeiro acontecimento, na Birmânia... do delta do rio Irawaddi, a km e km de distância, do outro lado da sociedade de consumo...

Quem ama acredita

de Nicholas Sparks

Jeremy Marsh é um jovem nova-iorquino moderno e elegante e que é jornalista, especialista em desmascarar casos de fraudes sobrenaturais.

Um dia, Jeremy recebe uma carta da pequena cidade de Boone Creek, na Carolina do Norte, que fala de umas luzes misteriosas que têm aparecido num antigo cemitério arruinado. Perante esta situação, Jeremy sente-se curioso e parte à descoberta.

Durante as suas investigações, descobre que há uma lenda que diz que o cemitério era assombrado pelos espíritos de antigos escravos e continua a investigar até arranjar uma razão lógica.

Nesta pacata e pequena comunidade, Jeremy conhece Lexie, que gere a biblioteca local. Enquanto Jeremy pensava que apenas uma semana lhe bastaria para que pudesse desvendar o mistério e regressar a casa, este muda de ideias ao conhecer a doce e prestável bibliotecária.

Os dois apaixonam-se, mas Lexie sente-se hesitante, pois ela já passou por momentos difíceis, devido a desilusões face a relações antigas. No entanto, Jeremy fará tudo o que estiver ao seu alcance para que o seu amor seja possível.


Bárbara Herculano, 9ºB