18 de fevereiro de 2009

A nossa sugestão

O Velho e o Mar
de Ernest Hemingway

O Velho e o Mar é considerado um clássico puro da Literatura Universal, onde nos é contada a história de um velho pesacador que, consciente do percurso trágico do homem na terra e sentindo na pele o peso do envelhecimento, não desiste de viver e de lutar com todas as suas forças, mostrando que "Um homem pode ser destruído , mas não derrotado".

Esta é também a história de amizade entre o velho pescador Santiago e uma criança que cedo se torna adulta, devido à sua situação sócio-económica. Uma criança de um tempo em que os valores da amizade e o respeito pelos mais velhos ainda não tinham sido destronados pelo culto da imagem e pelo dinheiro.

2 comentários:

Anónimo disse...

Um "senhor" livro...
Ainda me lembro do Natal em que a minha tia me o ofereceu...
Tive dificuldade em le-lo...
Várias tentativas. E, um dia, fiquei presa na rede... lol
A espectativa aumentava com o do velho, senti, paço por paço, tudo o que ele sentiu...
Livro mesmo muito bom do homem a quem Sepúlveda chama "papá Hemingway"...

Leiam muito
Inês Cordeiro

Margarida Tomaz disse...

Atenção Inês:

- podes contrair o pronome pessoal me(complemento indirecto) com o pronome pessoal o(complemento directo) "me o" = "mo ofereceu"

- acento circunflexo: lê-lo

- expectativa