7 de julho de 2009

Balanço 2


Pintura de Martins Barata

Este blog surgiu de um contrato de leitura com alunos e enraiza num plano de intenções: promover hábitos de leitura e reflectir sobre como promover a leitura num mundo avesso à intimidade e ao silêncio dos livros.

Ler é um acto íntimo, muito embora a competência de leitura se desenvolva com estímulos exteriores: meios familiares ricos em objectos culturais, contacto com o universo dos livros em actividades de bibliotecas, partilha de leituras, contacto dinâmico e criativo com textos em sala de aula, momentos de leitura e de escrita, interacção leitura escrita e tantas outras actividades que deixam em nós o bichinho da leitura.

Entrar no mundo dos livros e falar de livros foi o grande objectivo deste projecto. Muitas das leituras realizadas pelos alunos não ficaram aqui registadas. No entanto, em sala de aula, os alunos apresentaram leituras e contagiaram colegas.

Neste blog há vários exemplos de alunos que se deixaram contagiar, em momentos de partilha de leituras.

Para mim, foi uma verdadeira aprendizagem. Tive a certeza de que posso influenciar não um nem dois mas muitos alunos, através de contextos que promovam a leitura.

Algumas leituras talvez não sejam propriamente as mais ortodoxas. A leitura dos clássicos deve ser a grande finalidade, na promoção de leituras. Todavia, defendo que há um caminho a percorrer até chegarmos aos clássicos. Alguns destes alunos começaram com Nicholas Sparks e já lêem J.L.Peixoto, Saramago, Isabel Allende e Inês Pedrosa. O caminho da leitura é um caminho idiossincrático, evolutivo e cumulativo. Motivo porque neste contrato os alunos deveriam apresentar três livros por período, à sua escolha, com a condição de que quem lesse apenas um seria valorizado. No final deste ano lectivo, todos os alunos leram pelo menos um livro. Muitos alunos leram dois a três livros e alguns alunos leram bem mais.

E o que me deu mais prazer foi que, chegados ao final do 3º ciclo do Ensino Básico, todos estes alunos compreenderam e se apropriaram da importância de ler, o que é um indicador de que a leitura para muitos deles, no futuro, será sem dúvida uma fonte de prazer e de conhecimentos.

Sem comentários: